Eloi Bottura 1639x720 1

Qual é a causa principal do efeito arco-íris e como evitá-lo?

Nesta semana, vamos responder às seguintes perguntas:

1. Recentemente, recebemos uma reclamação de vidros endurecidos transparentes de 6 mm que foram instalados nas janelas de um hotel. A queixa era sobre o efeito arco-íris em todas as áreas. Será que pode nos ajudar? Qual seria a causa principal deste problema?

2. Trabalho com vidro perfilado PRISMASOLAR e a estrutura deste vidro é bastante profunda. O vidro sempre sai torno, curvando em direção à estrutura no topo. O que podemos fazer para corrigir o problema?

Para as perguntas desta semana, veja nossa resposta completa em vídeo abaixo! E, como sempre, lembre-se de aprender, compartilhar e ter sucesso.

Recentemente, recebemos uma reclamação de vidros endurecidos transparentes de 6 mm que foram instalados nas janelas de um hotel. A queixa era sobre o efeito arco-íris em todas as áreas. Será que pode nos ajudar? Qual seria a causa principal deste problema?

Este efeito arco-íris é chamado de anisotropia. E todo vidro temperado tem este tipo de imagem. Você pode ver esta imagem com filtros polarizados, como óculos de sol, ou às vezes até mesmo a olhos nus em determinadas iluminações e condições. Com as novas tecnologias de têmpera como convecção total, você tem as ferramentas para controlar e minimizar o efeito. Há artigos e apresentações excelentes sobre a anisotropia aqui na Glastory. Se estiver interessado no assunto, poderá saber mais sobre o fenômeno e também como minimizá-lo.

Trabalho com vidro perfilado PRISMASOLAR e a estrutura deste vidro é bastante profunda. O vidro sempre sai torno, curvando em direção à estrutura no topo. O que podemos fazer para corrigir o problema?

PRISMASOLAR é um tipo de vidro muito difícil. Difícil porque existe uma grande diferença entre a área de superfície do vidro na parte superior e inferior. Neste tipo de vidro em particular, você tem uma superfície muito maior na área superior. Isso significa que, ao aquecer, a área superior absorve mais o aquecimento — quanto mais superfície presente, mais ela absorve o calor. Os princípios similares aplicam-se na seção de resfriamento e vice-versa. Como se tem muito mais área de superfície na parte superior do que na inferior, ela também absorve mais frio durante o resfriamento. Se estiver operando sua linha com configurações muito padronizadas, isso significa que seu vidro sairá torto com muita facilidade. Portanto, para corrigir a situação, inicie o resfriamento e ajuste o equilíbrio de ar entre a pressão superior e inferior, aumentando a pressão inferior. Esta é a primeira coisa a se fazer. E você também pode olhar no forno e verificar se o vidro entra bem no forno e ajustar as configurações de aquecimento, se necessário.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *